História da Raça

Origem e características da raça West Highlander Terrier



Origem

west-highland-white-terrier-1915

west-highland-white-terrier-coronel-malcom

west-highland-white-terrier-1925

cachorro-do-ig

Carinhosamente chamados de Westie, a raça West Highlander White Terrier (conhecida por ser o cachorro do ig) é originária da região montanhosa à oeste da Escócia, assim como outros terriers. (Wikipedia)

Porém não se sabe qual a raça originou qual. No entanto o cruzamento seletivo de todos os cães, no século XIX, estabeleceu os padrões que conhecemos hoje.

“Terrier” vem do latim e quer dizer “terra” e foi dado esse nome por serem cães de caça que, ao serem perseguidos por suas presas, cavavam buracos profundos na terra para recuperá-las em suas tocas.

Até o século IX, os criadores e caçadores que usavam o Cairn Terrier em suas caças acreditavam que os filhotes de pelo branquinho eram mais fracos e menos hábeis na dura tarefa de exterminar roedores e raposas da região.

Esses cães de pelagem branca eram conhecidos como “White Cairns”.

Devido essa fragilidade era comum que esses filhotes de pelagem branca fossem mortos logo que nasciam.

Segundo pesquisadores, essa prática foi interrompida devido a um acidente com o coronel escocês E.D. Malcolm, de Poltalloch.

O coronel Malcolm, durante uma caçada confundiu seu favorito cairn de cor escura e avermelhada com uma raposa e atirou nele por acidente.

Esse ocorrido o deixou tão abalado que fez com que ele se dedicasse apenas na criação de cachorros mais clarinhos, já que eles seriam visualizados mais facilmente, distinguindo-se das folhagens e da presa.

Ele começou a desenvolver a criação de cães de pelagem clara, com pequena estatura, grande coragem e determinação com duas camadas de pelos – a superficial mais longa e dura, e um sub-pelo macio, curto e bem espesso – para protegê-los contra mordidas de ratos e outros animais e da temperatura extremamente fria do norte europeu.

O que ele conseguiu foram cães de características quase idênticas às do westie que conhecemos hoje.

Muitos anos se passaram até que a pelagem branca fosse atingida com perfeição.

Foi originalmente registrado como Poltalloch Terrier. Em 1907 o coronel Malcolm foi o primeiro a introduzir um West em uma exposição.

No ano seguinte, a raça foi reconhecida pelo KFC (The Kennel Club) da Inglaterra como Roseneath Terrier e somente no dia 31 de maio de 1909 o nome foi oficialmente mudado para West Highland White Terrier.

Em 1924 determinou que os cruzamentos entre exemplares brancos (Westies) e os outros cairn terriers (de cores diferentes) estava proibido.

A raça foi desenvolvida para a caça de pequenos animais, roedores e outros pequenos mamíferos. Por isso deveriam ter agilidade e força para cavar suas tocas.

Hoje em dia, mesmo em países onde a caça ainda é permitida, o West Highlander White Terrier é basicamente cão de companhia.

No Brasil a raça West ficou famosa por ser o cachorro do IG. O West é mascote da campanha publicitária do provedor.

Características

west-terrier-caracteristicas

west-highland-white-terrier-caracteristicas

A raça se enquadra no Grupo 3 – terrier de pequeno porte, medindo aproximadamente 28 cm. Seu peso atinge de 6kg a 8kg.

O crânio é ligeiramente abaulado terminando num nariz preto relativamente largo. O stop é bem pronunciado entre os olhos escuros e afastados entre si. As orelhas são pequenas e erectas, cobertas por uma pelagem mais macia.

De constituição forte e robusta, o West Highland White Terrier apresenta um corpo compacto, enfeitado com uma franja de pelo na face ventral.

Os membros são curtos e cobertos por franjas. Os pés posteriores são menores que os anteriores. A cauda tem entre 12,5 a 15 cm e não deve ser cortada em circunstância alguma. Ela tem aspecto mais áspero.

A pelagem é constituída por dois tipos de pelo, uma camada exterior com cerca de 5 cm de comprimento e sem caracóis, e um sub-pelo macio e muito denso. A cor da pelagem é sempre branco puro.

Seu grau de atividade vai de moderado a alto e suas funções são cão de companhia e caça.